Ainda não há prazo para o calendário de entrega do Imposto de Renda 2025
Área do Cliente
Notícia
Inadimplência pode cair 45% com cadastro positivo
A introdução do cadastro positivo poderia aumentar em 19% o acesso ao crédito no Brasil, por meio da inclusão de parcelas da população que hoje são rejeitadas pelo sistema financeiro.
A introdução do cadastro positivo poderia aumentar em 19% o acesso ao crédito no Brasil, por meio da inclusão de parcelas da população que hoje são rejeitadas pelo sistema financeiro. A conclusão, divulgada ontem, é baseada em simulações realizadas pela Serasa Experian.
Desta forma, o cadastro positivo poderia reduzir de 8,6% para 4,7% a inadimplência do consumidor brasileiro - uma queda de 45% -, enquanto o spread poderia cair de 37,4% para 31,1%. A simulação leva em conta uma metodologia do Banco Mundial, feita entre 2001 e 2002, combinada com dados do Banco Central brasileiro referentes a maio deste ano.
"Apesar de ter sido elaborado entre 2001 e 2002, o estudo do Banco Mundial não perde sua atualidade por conta da metodologia utilizada, baseada nos requisitos fundamentais do cadastro positivo", afirma em nota o presidente da Serasa Experian, Francisco Valim.
De acordo com o executivo, diante do ambiente de crise global, com "ruptura da confiança nos mercados", o Brasil precisa se preparar para o pós-crise, com um mercado diferenciado no quesito confiança.
"O momento é este para a implantação do cadastro positivo e contar com tudo que propicia em benefício de toda a sociedade. Somente dessa maneira o país pode se consolidar como atração de investimentos internacionais e ter crescimento sustentado " , argumenta Valim.
No cadastro positivo a concessão de crédito é feita a partir da análise de todo o histórico de endividamento e de pagamentos realizados. A ideia é que os bons pagadores possam ser beneficiados, por exemplo, com taxas de juros menores.
A criação do instrumento no Brasil foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas ainda não passou pelo Senado.
Notícias Técnicas
Por lei o 13º salário do INSS pode ser pago em duas parcelas. Até 2019, o primeiro pagamento costumava acontecer até agosto, enquanto o segundo depósito era feito até novembro.
Valores incluem revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios
Modalidade foi instituída em 2019 no governo do presidente Jair Bolsonaro. Decisão de manter saque-aniversário ocorre em meio à queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo.
Estimativa é de que a medida injete R$ 12 bilhões na economia brasileira
Notícias Empresariais
Uma campanha hacker de larga escala está mirando usuários corporativos do Microsoft 365 em todo o mundo, mas com uma quantidade alarmante de alvos brasileiros.
Para o Plenário, a chamada operação de industrialização por encomenda não é atividade finalística da produção e não está sujeita ao imposto
Em todos os estados pesquisados, maioria dos entrevistados aponta que a economia piorou nos últimos 12 meses
Contratação de brasileiros por empresas estrangeiras cresceu 53% em 2024, com destaque para EUA, Suíça e Reino Unido
Atividades relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança têm apresentado crescimento, mas escassez de mão de obra qualificada faz com que setor educacional e empresas formem parcerias para suprir necessidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional