Alinhada às melhores práticas internacionais, a iniciativa visa promover transparência e incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais
Área do Cliente
Notícia
Banco Central simplifica as normas cambiais
A finalidade não é fazer com que suba o valor do dólar.
Medidas anunciadas ontem facilitam a saída de dólares do País e beneficia quem opera no mercado cambial
O Banco Central anunciou ontem medidas que simplificam e desburocratizam as regras para operações no mercado de câmbio, mas também facilitam a saída de dólares do País e reforçam a atuação do Tesouro Nacional nesse mercado.
Apesar disso, o presidente do BC, Henrique Meirelles, garantiu que não há mudança na política cambial nem intenção de desvalorizar o real ante o dólar. Segundo ele, a decisão vai apenas melhorar a formação de preços no Brasil e facilitar a vida de quem precisa operar no mercado cambial.
"A finalidade não é fazer com que suba o valor do dólar. Já se foi o tempo no Brasil em que se tomavam decisões normativas para mudar a taxa de câmbio. Hoje não precisamos fazer isso", disse Meirelles. Segundo ele, é difícil avaliar o efeito final das medidas sobre a cotação do dólar porque, se de um lado há medidas que favorecem uma desvalorização do real, por outro, a modernização do mercado cambial brasileiro torna o País ainda mais atrativo para o capital estrangeiro, o que favorece a valorização da moeda nacional.
Entre as principais medidas anunciadas e que podem atuar no sentido de desvalorizar o real está a permissão para o Tesouro Nacional comprar dólares para pagar compromissos de dívida externa que vencem em até 750 dias. Antes, o Tesouro só poderia comprar a moeda para honrar compromissos até um ano.
Fundo Soberano. A medida era defendida pelo Ministério da Fazenda há algum tempo e representa um maior poderio da pasta de Guido Mantega para atuar no câmbio. Recentemente, o governo regulamentou a operação do Fundo Soberano do Brasil (FSB), que é administrado pelo Tesouro e pode comprar dólares no mercado cambial.
Outra iniciativa anunciada ontem que pode ter alguma influência para desvalorizar o câmbio é a que possibilita às empresas manter no exterior recursos captados pela emissão de ações, os chamados Depositary Receipts (DRs). A medida não beneficia as captações dos bancos e é similar à que flexibilizou a "cobertura cambial", permitindo que exportadores mantenham receitas de suas vendas fora do País.
Quando foi adotada, a flexibilização da cobertura cambial tinha por objetivo conter a valorização do real, embora também buscasse diminuir custos dos exportadores, que poderiam pagar despesas no exterior sem ter de internalizar o dinheiro e, depois, remetê-lo de volta. Mas a intenção de desvalorização do câmbio foi prejudicada pela elevada taxa de juros, que torna desinteressante manter dinheiro fora.
Entre as medidas específicas de modernização do mercado de câmbio está a unificação dos atos normativos que regulamentam as operações com moeda estrangeira. Segundo o BC, serão revogados 60 atos normativos, entre resoluções, circulares e cartas circulares. Também desaparecem 320 atos normativos que, apesar de serem inaplicáveis, estarem em desuso ou desatualizados, ainda estão em vigor.
O governo também autorizou as corretoras de câmbio a ter conta em dólar em mais de um banco. Também foram eliminadas consultas prévias ou autorizações específicas de operações pelo BC, que também dispensou os agentes de fornecer informações que podem ser obtidas por outras fontes.
NOVAS REGRAS
Unificação
O governo unificou e simplificou regras que estavam em 60 normas. Serão revogados 320 atos normativos. Medidas facilitam saída de dólares do Brasil.
Mais divisas
O Tesouro está autorizado a comprar moeda estrangeira para quitar dívidas que vencem em até 750 dias. Antes, eram 360 dias. A mudança aumenta o volume de divisas que o Tesouro pode comprar no mercado.
Ingresso de dólares
Recursos captados pela emissão de ações brasileiras no exterior poderão ser mantidos em outros países. A medida evita ingresso do dinheiro no Brasil, contribuindo para evitar valorização do real. Corretoras de câmbio poderão abrir mais de uma conta em dólar. Espera-se aumento da concorrência nas transferências internacionais, com redução de custos.
Autorizações prévias
Acaba a necessidade de autorizações prévias para algumas operações. Agentes serão dispensados de enviar informações que o Banco Central consegue por outras fontes.
Notícias Técnicas
Professora de Economia da UFRJ, Denise Gentil defende a existência de um “cálculo distorcido” pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.
Segundo o ministro, legislação será mais segura e transparente
A crise de popularidade que atingiu o governo federal forçou o Palácio do Planalto a encontrar formas de divulgar as ações do Executivo e tentar melhorar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março, e se estende até 31 de maio. Quem entrega a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, costuma figurar nos primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda.
Notícias Empresariais
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos
Os poços no litoral amapaense têm potencial para a existência de 10 bilhões de barris de petróleo - dos quais quase 7 bilhões já foram confirmados. Do outro lado do mundo, os poços de Dubai têm cerca de 4 bilhões de barris
A definição de um Marco Legal de Cibersegurança tem de ser prioridade máxima, uma vez que falta maturidade ao país. "Falta convergência nas ações ", advertiu o vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez
Apesar de melhorias recentes, especialistas veem espaço para reduzir risco do investidor privado
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional