O Ibovespa deu salto de 0,98% e a moeda estadunidense perdeu força, chegando a R$ 5,76, depois de ter atingido R$ 5,81
Área do Cliente
Notícia
Ata do Copom ditará pressões sobre o BC
A expectativa é de que o documento do Copom também reforce a perspectiva de crescimento menor da economia neste ano.
Todas as atenções do mercado financeiro estão voltadas hoje para a ata da reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na qual a taxa básica de juros (Selic) caiu 0,5 ponto percentual, de 12,50% para 12% ao ano. A surpresa com a decisão da autoridade monetária foi tamanha que, mesmo depois de sete dias, muitos ainda se perguntam o que realmente pesou para o corte da Selic. Foi pressão política ou realmente há aspectos técnicos que ninguém do mercado está vendo? Em um comunicado de duas páginas, sem precedentes na história do Copom, o BC alegou um agravamento na crise mundial, que levará os Estados Unidos e a Europa à recessão. Nesse contexto, a produção e o consumo no Brasil diminuirão, derrubando, por tabela, a inflação, que atingiu 7,23% nos 12 meses terminados em agosto, a maior em seis anos.
Os analistas estão convencidos de que a ata indicará mais cortes na Selic. Pelas projeções de Ilan Goldfajn, economista-chefe do Banco Itaú Unibanco, os juros cairão a 11% até o fim do ano. Ou seja, o BC promoverá mais dois cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões do Copom. Para Zeina Latif, economista sênior do Royal Bank of Scotland, o Comitê será um pouco mais comedido, com os juros chegando em dezembro a 11,25%. Há quem aposte, porém, que a Selic já estará abaixo de 10% no primeiro trimestre de 2012. É o caso do economista-chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho, que alerta para o risco de a inflação deste ano estourar o teto da meta, de 6,5%.
A expectativa é de que o documento do Copom também reforce a perspectiva de crescimento menor da economia neste ano. Oficialmente, o BC projeta expansão de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB), mas já sinalizou como resultado mais provável um avanço de 3,5%, número que será sacramentado no relatório trimestral de inflação, com divulgação marcada para o fim deste mês. "Sabemos que todos estão de olho na ata do Copom. Mas é importante ter a certeza que o BC dará todas as explicações necessárias para dirimir qualquer dúvida sobre a queda da Selic. Não houve pressão política para o corte. Foi uma decisão técnica", disse um importante assessor do Palácio do Planalto.
Apesar de todas as justificativas do governo em defesa do BC, os analistas estão convencidos de que a autoridade monetária ampliou o horizonte de convergência da inflação para o centro da meta, de 4,5%. Alexandre Tombini, comandante da instituição, vem dizendo que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cairá sistematicamente para o objetivo definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) até o fim de 2012. Diante, porém, do que mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira — a inflação em disparada e os reajustes disseminados (64% do produtos e serviços apontaram alta) —, não há a menor possibilidade de o cenário traçado por ele se confirmar. Sobretudo porque os brasileiros estão se beneficiando do aumento da renda e aceitando pagar preços exorbitantes. No início do ano que vem, haverá a correção de 13,6% do salário mínimo, sustentando o consumo. E, do lado do governo, não há nenhuma sinalização efetiva de corte de despesas.
Notícias Técnicas
No menu do Palácio do Planalto apareceram medidas de controle de preços dos anos 80, quando o Brasil era um país sem moeda, sem capital e sem o agronegócio
Alguns desses programas já até foram lançados, como o Pé-de-Meia e a expansão da Farmácia Popular, mas voltaram aos discursos de Lula em uma tentativa de alavancar a popularidade do governo, atualmente em baixa.
Principais índices nos EUA fecham mistos, com empresas de tecnologia pesando as preocupações
O acompanhamento das redes sociais dos contribuintes já é procedimento da Receita Federal há vários anos. Em 2024, a omissão de rendimentos foi um dos principais 'erros' que levaram as pessoas à malha fina do Leão.
Notícias Empresariais
Atividades relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança têm apresentado crescimento, mas escassez de mão de obra qualificada faz com que setor educacional e empresas formem parcerias para suprir necessidade
Eike Batista está passando o chapéu para seu projeto da ‘super cana’ — um sonho antigo do empresário, que promete revolucionar o agronegócio com uma cana-de-açúcar capaz de produzir 3x mais etanol e 12x mais biomassa que a tradicional.
A primeira campanha de 2025 está em andamento, permitindo que os interessados resolvam suas pendências financeiras neste período entre fevereiro e março. A participação no feirão garante vantagens que vão além da simples renegociação de dívidas.
Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI foi reajustado com novo valor do salário mínimo; atualização é de praxe
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional