O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu uma nota esclarecedora sobre o assunto, abordando os desafios e as medidas em andamento
Área do Cliente
Notícia
Conheça os gatilhos de consumo da geração Z
Compras planejadas, no espaço virtual e não-emocionais dão o tom do comportamento dessa parcela da população, que de certa forma veio para transformar a cultura de consumo
Diferentemente de gerações passadas que planejavam passar horas dentro de um shopping aos fins de semana para relaxar, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2015) construiu um padrão de consumo diferente.
Nascidos em um mundo já conectado pela internet e cercado por tecnologia, sobretudo por dispositivos móveis, essa geração é muito influente nas decisões de suas precedentes e sucessoras.
Compras planejadas, no espaço virtual e não-emocionais dão o tom do comportamento dessa parcela da população, que de certa forma, veio para transformar a cultura de consumo de vez.
Segundo relatório da MarketingCharts, banco de dados de marketing americano, 87% dos pais de família tomam suas decisões de compra influenciados por seus filhos - especialmente para jantar fora, eventos e passeios.
A realidade é que as técnicas de vendas da década passada já não entregam mais os mesmos resultados para esses nativos digitais, que são os protagonistas do avanço do e-commerce.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que esse público já corresponde a 30% da população do planeta.
Veja a seguir alguns gatilhos de consumo da geração Z:
PROVA SOCIAL
Uma geração que encontra tudo o que precisa on-line e por meio de suas conexões sociais consegue em um instante descobrir e comprar os produtos que atendem às suas necessidades e desejos.
Com seus hábitos completamente expostos na rede, surge um fenômeno em que as pessoas começam a copiar as ações de outras em uma tentativa de emular comportamentos em certas situações.
No marketing isso é chamado de social proof, que na tradução para o português quer dizer prova social. A ideia é que quando uma pessoa vai comprar algo on-line, ela normalmente procura por avaliações e recomendações antes de tomar a decisão de realizar ou não a compra.
Uma das formas de prova social mais utilizadas pelas marcas são os depoimentos de clientes. Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 92% das pessoas vão confiar em uma recomendação de um colega, e 70% das pessoas em recomendações de alguém que não conhecem.
MARCAS QUE TRANSFORMAM
Um estudo conduzido pela HSR Specialist Researchers com o objetivo de identificar empresas que estão construindo relevância junto ao consumidor mostra que das 20 empresas mais lembradas pelos consumidores, as três mais citadas são brasileiras: Natura, O Boticário e Magalu.
A razão disso está ligada à importância que consumidores dão às práticas ambientais, sociais e de governança das marcas.
O recorte de gerações mostra que nove entre dez consumidores, de 18 a 25 anos, priorizam marcas e empresas que transformam - alinhadas a alguma causa social. Além disso, mostra que 40% das crianças de sete a 12 anos já estão envolvidas com reciclagem de lixo.
CONSUMO RESPONSÁVEL
Sem espaço para estereótipos ou rótulos, essa é a geração que mais valoriza a diversidade e inclusão, desejando quebrar os paradigmas das gerações anteriores.
O respeito pela individualidade, assim como a desconstrução dos conceitos predefinidos de gênero, raça, classe e idade são gatilhos importantes para esse grupo, que espera que as marcas se posicionem da mesma maneira.
Segundo o The Retail Institute, 70% dos consumidores da geração Z preferem que os produtos consumidos sejam alinhados às suas crenças pessoais, assim como 66% priorizam itens com propósito em detrimento de marcas de luxo e designs exclusivos.
MENOS IMPULSO, MAIS PLANEJAMENTO
Outra característica importante dessa geração é que ela foi da emoção à razão. Menos motivado por impulsos de consumo, esse grupo preza pela liberdade de escolha.
Essa substituição de impulsos consumistas por decisões mais ponderadas e embasadas em referências acontece por uma inversão de protagonismo: em vez do mercado, é o comportamento dos consumidores que entra em foco.
Um bom exemplo vem do mundo da moda. Por muito tempo os desejos de compra foram pautados pelo mercado. Ou seja, produtos e serviços eram ofertados em pouca variedade de tamanhos e estilos - cabia aos consumidores aceitá-los ou não.
Esse modelo de negócio mantinha o consumidor em uma posição passiva: a indústria pautava o varejo que pautava o consumidor.
A pesquisa Tendências Globais do Consumidor 2030, da Mintel, aponta que o comportamento desses consumidores da geração Z é permeado por movimentos minimalistas e mais planejados que os incentivam a questionar a real necessidade da posse material.
Notícias Técnicas
O lote é formado por 511 mil restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 1,032 bilhão
Análises em casos concretos apontam utilização indevida do benefício fiscal
Com a implementação do Novo Processo de Importação (NPI), uma nova rotina de pagamentos está sendo estabelecida, reforçando a segurança, eficiência e modernização no comércio exterior brasileiro
Proposição busca preservar a agenda de integridade pública e a continuidade da atividade econômica na construção civil. Conciliação ocorreu no âmbito da ADPF nº 1051
Notícias Empresariais
O Banco Central (BC) comunicou na quinta-feira, dia 19,que houve vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee
Novo prazo para inscrições, que terminaria em 20 de setembro, foi estendido até 27 de setembro
Recentemente, sites e perfis em redes sociais, buscando cliques e seguidores, têm divulgado um benefício previdenciário que não existe: o “auxílio-cuidador”
Ferramenta criada pela instituição disponibiliza uma série de soluções, produtos e serviços na palma da mão
Quem gosta de empreender e não quer ter um chefe ou ficar preso a uma carga horária rígida encontra na categoria MEI (Microempreendedor Individual) uma opção em formalizar seu negócio
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil