O julgamento diz respeito a embargos de declaração apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). A entidade questiona pontos da decisão de setembro de 2024 que rejeitou embargos anteriores e manteve o entendimento contrário à “revisão da vida toda”
Área do Cliente
Notícia
“A virada: como reinventar seu negócio em tempos de Incerteza” desmitifica temas relacionados à inovação e empreendedorismo
Livro traz uma coletânea de artigos produzidos por analistas do Sebrae sobre temas da atualidade como futurismo, ESG, transformação digital, storytelling, entre outros
Com o objetivo de mergulhar em temas atuais relacionados ao universo do empreendedorismo e do mundo dos negócios, foi lançado o livro “A Virada – Como Reinventar Seu Negócio Em Tempos de Incerteza”. A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por especialistas do Sistema Sebrae em assuntos como liderança, transformação digital, futurismo, mercado digital, ESG, e-commerce, branding, inovação, entre outros. O prefácio da obra é assinado por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza.
A ideia de produzir a publicação partiu da iniciativa do assessor da presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, André Spínola, responsável pela coordenação do livro que chega ao mercado do Brasil e de Portugal pela editora Lisbon International Press. Segundo ele, o título da obra remete ao momento atual que exige uma nova postura dos empreendedores diante da velocidade das mudanças na sociedade.
“Como tudo hoje acontece muito rápido, haja vista o impacto da pandemia que trouxe um momento de incerteza muito grande, além de estarmos na era da transformação digital, é preciso que os empresários estejam preparados para se reinventar e se deparar com cenários disruptivos que demandam cada vez mais agilidade e uso de tecnologia no dia a dia”, explicou Spínola.
A publicação conta ainda com a participação de Ivan Tonet, Andrezza Torres, Israel Jorge, Anny Pricyla Tonet, Gustavo Cezário, Vinícius Bastos, Ana Cláudia Rizzi, Andreza Capelo, Cecília Miranda e Roberto Marinho.
Veja abaixo a conversa com André Spínola que também é autor do artigo “Construindo uma liderança de alta performance na era da transformação digital”. Segundo ele, a pandemia da Covid-19 é um exemplo claro de que quem já estava inserido no fluxo da mudança teve menos dificuldades para enfrentar os desafios.
Confira abaixo a entrevista:
Qual é o objetivo principal do livro “A Virada – Como Reinventar Seu Negócio Em Tempos de Incerteza”?
O livro não é um manual, mas um mergulho em temas que são fundamentais na atualidade. A ideia é que o leitor possa destravar o interesse, desmitificar alguns assuntos, quebrar preconceitos, acionar gatilhos importantes para – a partir disso – o empreendedor poder implementar mudanças competitivas relevantes e duradouras
O que você recomenda aos empreendedores diante de um novo cenário, ou melhor, de uma era de transformação digital?
Eu costumo dizer que a transformação digital é um fluxo contínuo cada vez mais acelerado, como se fosse uma esteira que está ligada e não para. O desafio é subir nesta esteira e se manter de pé.
Para isso, é preciso ter uma postura de liderança, na concepção mais potente da palavra. É trazer pessoas com um propósito comum, onde o digital é pano de fundo e onde todos crescem em uma perspectiva de 360º. No meu artigo, eu falo de liderança exponencial que é justamente liderar continua e exponencialmente para acompanhar esse movimento.
Como você avalia a transformação digital dos pequenos negócios no Brasil?
É preciso diferenciar transformação digital de aperfeiçoamento digital. A transformação digital está muito longe da maioria das empresas brasileiras, pois ela requer um mindset, ou seja, uma mentalidade de pensar digital, de saber como se manter em pé em cima dessa esteira que eu mencionei, seja inovando um pouquinho a cada dia e promovendo inovações mais densas em pontos específicos. Já o aperfeiçoamento digital é mais ligado às melhorias pontuais e esparsas, sem uma estratégia clara, como o uso de softwares da moda ou ter um site para a empresa, por exemplo.
Qual seria o maior desafio para o empreendedor que está começando hoje?
É ele se construir como uma liderança empreendedora voltada para a transformação digital. Hoje não é mais suficiente fazer um plano de negócios lindo e maravilhoso, ter um time de bons colaboradores, ser empático e estudioso. Se você não tiver o digital na essência do seu negócio, você corre o risco de jogar uma loteria todo o dia em termos de sobrevivência da empresa. O digital deve estar na operação cotidiana, ser uma jornada de aperfeiçoamentos que não tem fim.
Com informações da Agência Sebrae
Notícias Técnicas
Serviço ficará indisponível das 1h às 4h para melhorias nos sistemas que gerenciam o recebimento da Escrituração Contábil Digital.
Mais de 53 mil baianos estão na fila por benefícios
A implementação do DET trouxe diversos benefícios tanto para os empregadores quanto para o poder público
Lote é formado por 105.919 restituições destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários
Notícias Empresariais
Norma revoga portarias anteriores e estabelece novas regras para registro eletrônico de jornada, carteira de trabalho digital e prorrogação de jornada em atividades insalubres.
Além do pagamento do salário é preciso arcar com os encargos trabalhistas
Decisão do Ministério da Fazenda afeta gravemente a produção agrícola
O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diferentes áreas e todos eles lidam frequentemente com informações sensíveis, o que pode representar um risco de cibersegurança por operarem fora da rede do escritório.
“Vamos seguir na premissa de organizar as contas públicas; estamos governando o país com muita responsabilidade fiscal’, disse o secretário-executivo da Fazenda
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional