O julgamento diz respeito a embargos de declaração apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). A entidade questiona pontos da decisão de setembro de 2024 que rejeitou embargos anteriores e manteve o entendimento contrário à “revisão da vida toda”
Área do Cliente
Notícia
Entre pessoas e algoritmos: como será o RH que definirá 2025?
Futuro do trabalho exige um novo olhar sobre as pessoas e a valorização do capital humano
Vivemos um período marcado por mudanças tecnológicas rápidas, de necessidade crescente por ambientes de trabalho menos estressantes e desafios geopolíticos que mexem com a economia e a mente das pessoas. É desse contexto geral que emergem as tendências para os profissionais de Recursos Humanos (RH) em 2025, onde o futuro do trabalho exige mais que adaptação, mas um novo olhar sobre as pessoas e a valorização do capital humano.
Para prosperar neste cenário, a comunicação clara e a escuta ativa tornam-se indispensáveis. Estudos indicam que 70% das tentativas de mudança organizacional falham devido à falta de informação e ao baixo envolvimento dos colaboradores. Por isso, fomentar uma cultura de escuta — onde a opinião deles é valorizada e usada para guiar as decisões — será essencial.
Para isso, o uso de pesquisas de clima e de pulso, associado à comunicação transparente sobre os objetivos e desafios da empresa, pode ajudar a engajar os colaboradores nas mudanças. Quando as pessoas se sentem ouvidas e compreendidas, a resistência à mudança diminui, abrindo espaço para um ambiente mais harmônico e inovador.
A utilização intensiva de tecnologias como people analytics e inteligência artificial já não é novidade, mas a maneira como elas são aplicadas fará a diferença. Em 2025 é esperado que a empresa deixe a automação cuidar das tarefas repetitivas e processuais, como a administração de folhas de pagamento, para que o RH possa focar no negócio e no cuidado das pessoas, pois é isso que acarretará em diferença prática no negócio.
Com tantos casos de esgotamento mental por causa do trabalho, com destaque para a síndrome de burnout, a saúde mental deve ser um dos pilares da estratégia do RH de forma prática. Profissionais de todas as áreas estão em busca de empresas que promovam o bem-estar — o que não se trata apenas de oferecer planos para academias ou aula de yoga na firma, mas de criar uma cultura que apoie ativamente a satisfação emocional e psicológica dos colaboradores.
Esse compromisso inclui desde a adoção de políticas de trabalho flexível até programas de suporte psicológico que sejam acessíveis e eficazes. Mesmo quando a empresa não pode oferecer benefícios de saúde mental mais formais, manter um canal aberto com a liderança permite que os colaboradores sintam-se acolhidos e apoiados. São iniciativas simples e muitas vezes de baixo custo que, somadas, contribuem significativamente para um ambiente de trabalho mais saudável e humano, mas que necessitam da real intenção de solução do problema crônico que vivemos. Ainda estamos em fase de letramento neste tema.
A boa comunicação e a cultura de bem-estar vão contribuir diretamente para a construção da “segurança psicológica” da empresa. Trata-se de criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para serem autênticos e criativos, para aprender com os próprios erros e para contribuir com ideias sem medo de represálias. Esse é um ambiente fecundo para o aumento da performance, da colaboração, da solução de problemas e da inovação.
A aprendizagem contínua também ganha fôlego. Mais uma vez, o que mudará os resultados é o formato adotado pelo RH. Por que continuar dependendo exclusivamente de diplomas e certificados? Se a empresa sabe quais são as habilidades que realmente importam para a estratégia do negócio, por que não se concentrar no ensino delas? Defendo aqui menos títulos e mais ação: o investimento em uma educação corporativa customizada, que será capaz de gerar retorno para a empresa.
O RH não deve mais ser entendido como o departamento que “lida com os colaboradores”, mas como um núcleo estratégico para catalisar mudanças dentro da organização, desenvolver profissionais e contribuir ativamente para o sucesso da empresa.
Notícias Técnicas
Serviço ficará indisponível das 1h às 4h para melhorias nos sistemas que gerenciam o recebimento da Escrituração Contábil Digital.
Mais de 53 mil baianos estão na fila por benefícios
A implementação do DET trouxe diversos benefícios tanto para os empregadores quanto para o poder público
Lote é formado por 105.919 restituições destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários
Notícias Empresariais
Norma revoga portarias anteriores e estabelece novas regras para registro eletrônico de jornada, carteira de trabalho digital e prorrogação de jornada em atividades insalubres.
Além do pagamento do salário é preciso arcar com os encargos trabalhistas
Decisão do Ministério da Fazenda afeta gravemente a produção agrícola
O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diferentes áreas e todos eles lidam frequentemente com informações sensíveis, o que pode representar um risco de cibersegurança por operarem fora da rede do escritório.
“Vamos seguir na premissa de organizar as contas públicas; estamos governando o país com muita responsabilidade fiscal’, disse o secretário-executivo da Fazenda
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional