Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
CNI propõe pacto de Estado de 25 anos para desenvolvimento sustentável do país
Em entrevista à Rádio Metrópole, presidente da CNI Ricardo Alban comentou importância de pacto nacional entre o setor privado e o poder público, e ressaltou importância da indústria para a economia
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, propôs um pacto de Estado de 25 anos entre os Três Poderes, empresários e trabalhadores, com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico e evitar uma recessão no país.
Ele reforçou a proposta nesta sexta-feira (7), durante entrevista ao jornalista Mário Kertész na Rádio Metrópole. “O primeiro ponto é que nenhum setor econômico pode ser protagonista desse processo. Estamos construindo um consenso dentro do setor privado, todas as confederações inclusive o setor financeiro. Já temos alguns alinhamentos e proposições”, afirmou.
“Sabemos que temos uma longa caminhada, mas se não dermos o primeiro passo não seguiremos o caminho (...) É preciso engajar todos os setores econômicos. Não é um pacto para este governo. Estamos chamando de Pacto Brasil +25, pensando nos próximos 25 anos. O objetivo é fazer algo construtivo, propositivo e crítico como política de Estado”, completou Alban.De forma concreta, o pacto busca um consenso em torno de metas fiscais e de políticas econômicas estruturantes, em busca do equilíbrio das contas públicas e de estímulos seletivos que assegurem a continuidade dos investimentos.
“Eu particularmente acho, principalmente onde estou, que nós do setor industrial fomos, no mínimo, omissos ao longo dessas últimas décadas. Tenho conversado bastante, tenho ido visitar grandes grupos industriais, porque nós temos que criar a mesma concepção entre nós mesmos, o mesmo valor de indústria, o mesmo valor da representatividade, assim como temos essa percepção do agro”, comentou o presidente da CNI.
Alban destacou como muito positivas as eleições de Hugo Motta para presidente da Câmara dos Deputados e de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado Federal. Ele ressaltou a importância do diálogo da CNI com o Poder Legislativo. O segmento industrial vai lançar no dia 25 de março a 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria, que reúne os principais projetos acompanhados pela CNI no Congresso Nacional.
Números da indústria
Ricardo Alban observou que o ano passado foi muito positivo para o segmento industrial. “2024 foi bom para a indústria, que voltou a sentar na mesa e ser um prato importante. O faturamento da indústria cresceu em termos reais 5,6%, mas os números para 2025 estão se mostrando agora preocupantes”, alertou, mencionando a alta taxa de juros que vem prejudicando a indústria nacional.
Alban alertou que a indústria é fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro. “Queremos conscientizar todos de que a indústria está na vida de todos. Nenhum país consegue se desenvolver sem uma indústria forte. A indústria é quem dá suporte a tudo, inclusive ao agro”, enfatizou.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.