Desde auditoria e controladoria a compliance, cada cargo exige diferentes habilidades, que devem incluir capacidade de adaptação às tecnologias e regulamentações do mercado
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Cuidados fiscais antes de comprar uma empresa
Analisar documentos como CNPJ, balancetes, débitos e processos são fundamentais
Se a sua intenção é empreender, já deve ter percebido que comprar empresas é uma tarefa um pouco complicada, uma vez que antes de efetivar o negócio é preciso passar por umas etapas.
Todavia, há uma forma simples de conseguir uma solução para este problema antes mesmo que ele apareça: a busca de muita informação para ter certeza de que não irá correr nenhum risco.
A seguir, vamos falar sobre esse tema. Acompanhe!
Comprar empresa em funcionamento
Antes de conhecer as etapas de um processo de compra de empresas no Brasil é importante entender os motivos que levam uma empresa a ser vendida. Esses podem ou não ser um sinal de que esse investimento vai dar certo.
De acordo com o Sebrae, um dos principais motivos de venda é a falta de planejamento ou capacidade para administrar o negócio. Isso porque o empresário precisa de ambas as ações para manter sua empresa.
Nesse sentido, somente a vontade de empreender leva à falência que, nesses casos, é praticamente inevitável, forçando o dono ou os donos a vender sua empresa para outras pessoas.
Cuidados antes de comprar uma empresa
Entenda bem, antes da compra é necessário checar algumas informações fiscais e contábeis para não “entrar numa furada”, como se diz no popular.
Nessa linha, o Código Civil Brasileiro é bem claro e diz que o novo dono ou sócio torna-se responsável por sanar quaisquer problemas em aberto. Portanto, busque descobrir:
- Se a empresa tem um CNPJ;
- Se a empresa possui algum débito fiscal;
- Se está sendo processada por algum motivo;
- Se possui alguma dívida com funcionários, em relação a férias, por exemplo;
- Se possui boa relação com seus fornecedores e clientes.
A próxima etapa é a checagem de documentação. É necessário averiguar tudo que for possível em relação a toda documentação da empresa, desde contratos e carteira de clientes até dados fiscais. Nesse último caso, a ajuda de um bom escritório de contabilidade é fundamental.
Outra recomendação é fechar um acordo de confidencialidade. Isso indica que você não usará as informações sigilosas da empresa em questão para qualquer outra finalidade que não seja a tomada de decisões sobre compra-la ou não.
Outro ponto importante é verificar os contratos em vigor. Se a empresa já possui algum contrato de concessão ou um arrendamento atual para o local onde está instalada, esteja ciente de que você terá duas escolhas: assumir os pactos existentes ou negociar novos contratos.
Analise as declarações fiscais da empresa nos últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a verificar a rentabilidade real do negócio e ficar ciente de qualquer tipo de responsabilidades fiscais e dívidas.
Conclusão
Conte com a ajuda de um contador para avaliar contabilmente a situação financeira e patrimonial da empresa. Examine o Balancete ou Balanço da empresa. Nos demonstrativos existem as estruturas denominadas como Ativo e Passivo. Dessa forma, você poderá conseguir ter uma maior clareza das informações que estão sendo apresentadas.
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