A regra se aplica a trabalhadores da mineração e atividades em subsolo, considerados os de maior risco ocupacional. Para garantir o benefício, é necessário que o segurado tenha completado 55 anos de idade e comprove sua exposição a ambientes nocivos durante o período exigido.
Área do Cliente
Notícia
Auditor fiscal da Embaixada da Espanha destaca experiência com IVA na Europa em seminário das administrações tributárias
Em formato híbrido, com participação online e presencial na sede da CNM, o evento debate melhores práticas internacionais e nacionais relacionadas ao Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) e à Reforma Tributária - Emenda Constitucional (EC) 132/2023
O I Seminário Técnico das Administrações Tributárias reuniu na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, os integrantes do Conselho Técnico das Administrações Tributárias da Confederação Nacional de Municípios (CTAT/CNM). O primeiro palestrante do evento foi o auditor fiscal e conselheiro de Finanças da Embaixada da Espanha, Francisco Javier Sánchez Gallardo, que tem vasta experiência com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na Europa.
Em formato híbrido, com participação online e presencial na sede da CNM, o evento debate melhores práticas internacionais e nacionais relacionadas ao Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) e à Reforma Tributária - Emenda Constitucional (EC) 132/2023. O consultor da CNM Eudes Sippel abriu a manhã de encontro explicando a programação e a atuação da CNM na defesa dos pontos de interesse dos Municípios na regulamentação da Reforma. Além disso, frisou o empenho dos Grupos Técnicos criados pela CNM para destrinchar e entender todas as mudanças propostas na remodelação do sistema tributário brasileiro. “Precisamos avançar e talvez as experiências bem sucedidas possam desenvolver novas ideias e boas práticas para que possamos encontrar um caminho mais adequado para lidar com as mudanças”, disse o consultor.
Gallardo, por sua vez, destacou a experiência com o imposto na Europa e como o continente pode ensinar ao Brasil sobre o IVA. Também apresentou muitas experiências europeias e espanholas que podem ser replicadas nos Municípios brasileiros. “Vou explicar as características principais de como funciona o IVA na Europa e como o fisco espanhol é um dos que melhor gerencia o IVA na Europa”, salientou.
O auditor, que também é economista e doutor em Direito, explicou que o modelo tributário espanhol foi planejado e, inclusive, já era adotado em outros países. “O IVA, neste contexto, parecia uma alternativa interessante. Um imposto que poderia dar muitas vantagens ou eliminar muitas distorções da concorrência que, na época, existia em meu país”, disse.
O especialista contou que a Espanha tinha muitos impostos, mas, a partir do IVA, a mudança na Espanha gerou, basicamente, três coisas: resumiu em um único imposto o consumo, tirando o que seria o imposto seletivo; ampliou a abrangência do tributo, incluindo no fato gerador áreas econômicas de setores e atividades que não estavam sendo tributados; e promoveu o crédito tributário, que, sobretudo, tirou do caminho a penalização do investimento empresarial.
Ele explicou como é feita a tributação no destino na Europa e destacou pontos importantes que precisam ser garantidos nas mudanças de tributação brasileira para que haja uma sincronização no sistema tributário. Mesmo que tenha reduzido as distorções no sistema de impostos, o auditor fiscal ressaltou que o IVA não é perfeito. “Nada é perfeito, mas não distorce a concorrência, o mercado e faz com que o sistema tributário tenha um funcionamento razoável quanto à imposição sobre o consumo”, disse. O especialista também esclareceu dúvidas dos participantes tanto no presencial quanto no remoto.
Fiscalização municipal
Para falar sobre ContÁgil Lite e a fiscalização municipal, a CNM convidou o auditor da Receita Federal Brasil (RFB) Gustavo Figueiredo para falar sobre o sistema criado pelo órgão para agilizar a fiscalização nos Municípios. O ContÁgil Lite é um sistema que disponibiliza ferramentas de auxílio ao trabalho de auditoria tributária, e é indispensável nos processos de trabalhos realizados na fiscalização, sendo usada para auditoria de informações entregues em meio digital, transmitidas ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ou obtidas em procedimentos de diligência/fiscalização. “Essa é uma ferramenta de trabalho voltada para a fiscalização e veio para auxiliar os fiscais em seus processos, mas, ao longo tempo, foram sendo incluídas novas funcionalidades e hoje é usada por várias equipes dentro da Receita e no Brasil inteiro”, destacou.
“Nosso principal objetivo foi pensar fora do convencional, e o trabalho de pensar algo pronto é um ônus considerável”, avaliou o especialista da Receita. Figueiredo explicou que a Receita buscou durante o desenvolvimento, uma ferramenta que pudesse otimizar o tempo de trabalho dos fiscos municipais. O especialista detalhou aos participantes o passo a passo para a utilização da ferramenta.
Para finalizar, Figueiredo explicou como o gestor municipal pode realizar o cadastramento de novos usuários para a versão do ContÁgil Lite a ser gerada no mês de setembro deve informá-los neste modelo de planilha e enviá-la para financas@cnm.org.br. “O primeiro passo é entrar em contato com a CNM, que vai fazer essa primeira recepção, é um procedimento manual, mas estamos trabalhando para dar mais dinamismo a esse processo”, explicou.
Notícias Técnicas
O CPF, que agora se torna o único número de identificação pessoal no país, substitui o tradicional RG na nova Carteira de Identidade Nacional. Essa mudança busca simplificar o processo de identificação e aumentar a segurança dos dados pessoais
A Receita Federal recomenda que o contribuinte evite acessar serviços por links recebidos em mensagens e opte por digitar o endereço diretamente no navegador
Segurados com benefícios acima do piso nacional terão os valores creditados a partir de 6 de março
O governo do Rio Grande do Sul lançou uma iniciativa para apoiar proprietários de veículos afetados pelas enchentes de abril e maio de 2025. A proposta permite a devolução proporcional do IPVA para veículos que sofreram danos irreparáveis
Notícias Empresariais
Apesar de melhorias recentes, especialistas veem espaço para reduzir risco do investidor privado
Brasil enfrenta escassez de mão de obra, mesmo com baixo desemprego. Falta de qualificação e assistêncialismo são apontados como causas.
Iniciativa da Serasa, Correios e Febraban oferece descontos de até 99%, parcelamento estendido e orientação financeira para reduzir inadimplência
Na ação, o trabalhador argumentou que todos os demitidos apresentavam doenças graves e, por isso, tinham garantia de emprego. Segundo ele, todos os atestados foram aceitos pelo departamento médico da empresa.
Norma revoga portarias anteriores e estabelece novas regras para registro eletrônico de jornada, carteira de trabalho digital e prorrogação de jornada em atividades insalubres.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional